29 julho 2006
7as séries - Doce de cascas de banana
Que tal fazer esse doce e servir na feira- só um pouquinho - para cada um que aparecer ?
Lembre - se :
1) Leve o doce pronto - pode fazer no dia anterior ao da Feira. E guarde no refrigerador.
2) Combine com o grupo para um levar copinhos de café e outro levar colheres.
3) Copie em uma cartolina a receita para que todos possam ver.
DOCE DE CASCAS DE BANANA
___________________________________
Ingredientes:
5 xícaras ( chá ) de cascas de banana nanica ( lavadas e picadas ) e
5 xícaras ( chá ) de açúcar.
MODO DE PREPARO:
Cozinhe as cascas em pouca água até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve a água e deixe esfriar. Bata as cascas e a água no liquidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.
28 julho 2006
Para as 7as e 8as Séries - Tempo de reação !!!
Medindo o tempo de reação de seu cérebro !!!
QUANTO menor o tamanho da régua que a pessoa deixou "escorregar" = MELHOR o seu tempo de reação.
- Peça a um amigo para segurar uma régua de 30 cm, da forma indicada pela figura e que a solte sem avisá-lo;
- Fale para o seu amigo olhar para você e diga "Já" na hora de soltar a régua - combine isso com a pessoa;
- Situe os dedos da pessoa sobre o zero e quando perceber que a régua foi solta, seu amigo deverá fechá-los rapidamente sobre ela, segurando a régua;
- Anote a distância que a régua caiu. Você verá indicada pela divisão que se encontrar debaixo dos seus dedos.
- Repita várias vezes, até que os resultados sejam bem aproximados e praticamente similares.
QUANTO menor o tamanho da régua que a pessoa deixou "escorregar" = MELHOR o seu tempo de reação.
Submarino - 5a e 6a Série
7as Séries - Ilusões de Óptica
Visite os sites recomendados- é só clicar no título desta parte ou clicar nos endereços abaixo - e então imprimir as figuras.
Mostre para as pessoas e explique que nem sempre a gente vê o que realmente está ali. O nosso cérebro pode nos confundir e "acertar as imagens" para que fiquem fácil de se entender !
Endereços do site:
http://educar.sc.usp.br/youcan/illusion/illusions.html
Para as 4as e 5as Séries - Pressão Atmosférica
Mostrando como a Pressão age...
Pegue uma lata alta como a de óleo. Faça dois pequenos furos na lateral da lata. (Um cerca de 5 cm da parte de cima e outro a 5 cm do fundo.) Cubra os furos com um tira de fita adesiva e encha a lata de água. Ponha a lata em uma pia ou em uma panela bem grande. Retire rapidamente a fita e observe como a água flui dos dois orifícios. Como ela jorra mais longe do buraco de baixo, a pressão deve ser maior ali.
Explicando:
O ar faz um peso sobre a água e empurra para baixo. Por isso quanto mais baixo maior é a pressão. Por esse motivo as represas são construídas de modo que a parte de baixo é muito mais espessa do que a parte de cima.
Eletroimã- 8a série
Vá no endereço anexo e veja com se faz um eletroimã. ( clique no título deste trabalho)
Leia também as explicações!!!
http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_magn_10.asp
Turmas de 6as Séries.
Vamos fazer uma pequena Coleção de insetos?
Saia com o seu grupo para coletar insetos- grilo, borboletas, percevejo, formiga, barata, libélula,... - não colete muitos. Mais ou menos 10 insetos.
Coloque cada inseto separado em potes de vidro ou plástico com tampa e derrame álcool até a metade de cada vidro. Então: 10 insetos = 10 vidros.
Procure em um livro as respostas para as seguintes perguntas:
1) Quantas patas tem um inseto?
2) Qual é a diferença entre vertebrado e invertebrado ?
3) Os insetos são invertebrados? Por quê?
4) O que é exoesqueleto ?
Clique aqui para saber mais :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inseto
27 julho 2006
Para os alunos das 8a séries
Alavancas aumentam a Força ?
Corte um cabo de vassoura ao meio. Enrole uma corda em um dos pedaços e a mesma corda no outro. Mande dois colegas segurarem os cabos de madeira - um cada pedaço- um de frente para o outro. E você segure a ponta da corda. Peça para os colegas separarem os dois pedaços de madeira e você segure bem o seu pedaço de corda.
O que aconteceu ?
Seus colegas não separam os cabos pois a sua força foi aumentada no momento em que os cabos foram enrolados pela corda - fazendo uma alavanca.
Corte um cabo de vassoura ao meio. Enrole uma corda em um dos pedaços e a mesma corda no outro. Mande dois colegas segurarem os cabos de madeira - um cada pedaço- um de frente para o outro. E você segure a ponta da corda. Peça para os colegas separarem os dois pedaços de madeira e você segure bem o seu pedaço de corda.
O que aconteceu ?
Seus colegas não separam os cabos pois a sua força foi aumentada no momento em que os cabos foram enrolados pela corda - fazendo uma alavanca.
Turmas de 5as Séries
Vamos fazer uma experiência simples para mostrar que o ar existe ?
Coloque em um prato fundo de vidro ou louça uma vela em pé. Derrame , dentro do prato, um pouco de água. Acenda a vela com cuidado. E cubra a vela com um copo TRANSPARENTE DE VIDRO. O que aconteceu ?
A vela apagou e a água subiu pelo copo.
Explicando: A chama da vela consumiu todo o oxigênio e por isso apagou. E a água tomou o lugar do oxigênio.
Assinar:
Postagens (Atom)