17 setembro 2006

Colocando Fogo no Bombril - 8as Séries


Essa experiência tem que ser feita com muito cuidado. Veja se não tem papel, álcool, tinta ou qualquer outra coisa perto que pode pegar fogo !!! Lembre-se que o seu cabelo pega fogo, por essa razão se você tem cabelos compridos , prenda-os!!!


Material:
2 pilhas tamanho C.
2 pedaços de fios - tipo de telefone - desencapados nas pontas.
2 tampas de Garrafas PET de refrigerante
1 pedaço do centro do rolo do Papel Higiênico para colocar as pilhas dentro.
Pedaços de bombril ou palha de aço.

Como fazer ?
Faça um furo em cada tampa das garrafas e passe as pontas dos fios por elas. Prenda -os pelo lado de fora das tampas com durex ou fita isolante.
Coloque as pilhas dentro do tubo e segure de cada lado as pontas das pilhas, adaptando as tampas por fora das pilhas. Peça para um colega seu segurar as pilhas com as tempas, encaixando -as nas pilhas. Observe se o positivo da pilha está com o lado negativo da outra e se os fios de dentro das tampas estão fazendo contado com as pilhas.
Agora segure as pontas dos fios, que estão desemcapadas, e encoste no bombril com cuidado.

O que acontece ? O bombril vai pegar fogo porque os vai oferecer resistência a passagem dos elétrons e vai incandescer .

14 comentários:

Marcela disse...

Oi, Andréa.
Gostei desse blog também. Com certeza é um "manancial" de idéias. Você está certa: as vezes empacamos com alguma coisa, mas no fim dá tudo certo. O importante é o processo de partilha.
AH! Quando tiver um tempinho visite os blogs que desenvolvo com meus alunos (há links no meu blog pessoal).
Abraços,
Marcela

Pedro H. disse...

Olá!
Tenho uma dúvida:
Quanto tempo dura a pilha nessa experiencia? O bombril depois de um bom pedaço queimado pode pegar fogo novamente? Obrigado.

Professora Andrea disse...

Oi, Pedro! Sou a Professora que montou esse Blog. A pilha ( se for nova) dura um dia inteiro. Tenho grupos que fazem essa experiência e a pilha é a mesma o dia todo - de 10 da manhão até as 16 horas .
O bombril tem que ser novo, pois o pedaço queimado não voltará a queimar novamente. Mas a cada vez que você fizer a experiência, pegue um pedaço pequeno de Bombril e o abra bem. Assim não gasta muito! Beijos e boa sorte

Pedro H. disse...

Olá, Andréa.
Havia realizado a experiencia no sábado, 30/08, com o fio telefonico, a pilha e o bombril e deu certo. Hoje realizei novamente para ter certeza, pois usarei essa experiencia como meu trabalho na feira de ciencias que minha profª de quimica combinou conosco. Estou na 8ª série, e não tenho experiencia com feiras de ciencias, por isso procurei uma experiencia prática, fácil e segura, e encontrei aqui.
Mais uma dúvida para colocar em meu relatório:
Por que o bombril queima tão rapidamente?
Obrigado.

Professora Andrea disse...

Pedro, pense em uma mangueira onde passa água. A mangueira é o fio e a água representa os elétrons que são "ativados pela pilha" . Agora estreite essa mangueira, que agora é o bombril. A água vai passar com mais força , o mesmo ocorre com os elétrons, que passam com muita rapidez e queima o bombril.

Se a sua pilha está gastando muito rápido é porque o fio é muito grosso.
Beijos e boa feira!

Anônimo disse...

Muito bom esse! Eu preciso colocar no meu relatório a fundamentação teórica (o que o experimento quer provar), e estou tento algumas dificuldades... vc pode me ajudar?

Anônimo disse...

Boom , tenho uma feeira de ciencias dia 04 de novembro , estou na 8ª seéria e não tenho ideia do que posso faazer
Entaao poderia me ajudar de alguma forma ?
agradeço desde já

Anônimo disse...

como é se toca o fogo no bombril?

Felipe disse...

oi,Andréa .
qual é essa pilha c
é da normal ou da grande

Anônimo disse...

alguen akii sabe como se escrever na feira de ciencias ??? por q u eu estou com um trabalho q pode revolucionar o mundo segredo nem pergunta q eu num vou contaa !!!

tata diniz disse...

Eu qero fazer essa experiencia na escola, mas pra isso tenho qe explicar o que acontece com o anodo e com o catodo, teria como me responder urdgentemente? *-*
obg (;

Anônimo disse...

Oi tenho que fazer um relatório sobre uma experiência de química com palha de aço é água pode me explicar como ?

TOMAHAWK Som e Acessórios disse...

oi
achei muito bom vou mostrar na minha feira de ciencias estou cursando o 9º ano e nao sabia o pq q o bombril pegava fogo
mais agora sei

bjss e obrigado

maria disse...

gostei muito do comentaro xal