17 setembro 2006

Colocando Fogo no Bombril - 8as Séries


Essa experiência tem que ser feita com muito cuidado. Veja se não tem papel, álcool, tinta ou qualquer outra coisa perto que pode pegar fogo !!! Lembre-se que o seu cabelo pega fogo, por essa razão se você tem cabelos compridos , prenda-os!!!


Material:
2 pilhas tamanho C.
2 pedaços de fios - tipo de telefone - desencapados nas pontas.
2 tampas de Garrafas PET de refrigerante
1 pedaço do centro do rolo do Papel Higiênico para colocar as pilhas dentro.
Pedaços de bombril ou palha de aço.

Como fazer ?
Faça um furo em cada tampa das garrafas e passe as pontas dos fios por elas. Prenda -os pelo lado de fora das tampas com durex ou fita isolante.
Coloque as pilhas dentro do tubo e segure de cada lado as pontas das pilhas, adaptando as tampas por fora das pilhas. Peça para um colega seu segurar as pilhas com as tempas, encaixando -as nas pilhas. Observe se o positivo da pilha está com o lado negativo da outra e se os fios de dentro das tampas estão fazendo contado com as pilhas.
Agora segure as pontas dos fios, que estão desemcapadas, e encoste no bombril com cuidado.

O que acontece ? O bombril vai pegar fogo porque os vai oferecer resistência a passagem dos elétrons e vai incandescer .

14 comentários:

Marcela Dâmaris disse...

Oi, Andréa.
Gostei desse blog também. Com certeza é um "manancial" de idéias. Você está certa: as vezes empacamos com alguma coisa, mas no fim dá tudo certo. O importante é o processo de partilha.
AH! Quando tiver um tempinho visite os blogs que desenvolvo com meus alunos (há links no meu blog pessoal).
Abraços,
Marcela

Anônimo disse...

Olá!
Tenho uma dúvida:
Quanto tempo dura a pilha nessa experiencia? O bombril depois de um bom pedaço queimado pode pegar fogo novamente? Obrigado.

Professora Andrea disse...

Oi, Pedro! Sou a Professora que montou esse Blog. A pilha ( se for nova) dura um dia inteiro. Tenho grupos que fazem essa experiência e a pilha é a mesma o dia todo - de 10 da manhão até as 16 horas .
O bombril tem que ser novo, pois o pedaço queimado não voltará a queimar novamente. Mas a cada vez que você fizer a experiência, pegue um pedaço pequeno de Bombril e o abra bem. Assim não gasta muito! Beijos e boa sorte

Anônimo disse...

Olá, Andréa.
Havia realizado a experiencia no sábado, 30/08, com o fio telefonico, a pilha e o bombril e deu certo. Hoje realizei novamente para ter certeza, pois usarei essa experiencia como meu trabalho na feira de ciencias que minha profª de quimica combinou conosco. Estou na 8ª série, e não tenho experiencia com feiras de ciencias, por isso procurei uma experiencia prática, fácil e segura, e encontrei aqui.
Mais uma dúvida para colocar em meu relatório:
Por que o bombril queima tão rapidamente?
Obrigado.

Professora Andrea disse...

Pedro, pense em uma mangueira onde passa água. A mangueira é o fio e a água representa os elétrons que são "ativados pela pilha" . Agora estreite essa mangueira, que agora é o bombril. A água vai passar com mais força , o mesmo ocorre com os elétrons, que passam com muita rapidez e queima o bombril.

Se a sua pilha está gastando muito rápido é porque o fio é muito grosso.
Beijos e boa feira!

Anônimo disse...

Muito bom esse! Eu preciso colocar no meu relatório a fundamentação teórica (o que o experimento quer provar), e estou tento algumas dificuldades... vc pode me ajudar?

Anônimo disse...

Boom , tenho uma feeira de ciencias dia 04 de novembro , estou na 8ª seéria e não tenho ideia do que posso faazer
Entaao poderia me ajudar de alguma forma ?
agradeço desde já

Anônimo disse...

como é se toca o fogo no bombril?

Unknown disse...

oi,Andréa .
qual é essa pilha c
é da normal ou da grande

Anônimo disse...

alguen akii sabe como se escrever na feira de ciencias ??? por q u eu estou com um trabalho q pode revolucionar o mundo segredo nem pergunta q eu num vou contaa !!!

Unknown disse...

Eu qero fazer essa experiencia na escola, mas pra isso tenho qe explicar o que acontece com o anodo e com o catodo, teria como me responder urdgentemente? *-*
obg (;

Anônimo disse...

Oi tenho que fazer um relatório sobre uma experiência de química com palha de aço é água pode me explicar como ?

O dOnO Do bLoG */- disse...

oi
achei muito bom vou mostrar na minha feira de ciencias estou cursando o 9º ano e nao sabia o pq q o bombril pegava fogo
mais agora sei

bjss e obrigado

Unknown disse...

gostei muito do comentaro xal